O Justo | Aquele cuja Justiça é Perfeita e Inabalável
Significado linguístico e teológico
Al-ʿAdl deriva da raiz árabe ع-د-ل (ʿa-d-l), que significa “equilíbrio, justiça, retidão, imparcialidade”. Como nome divino, Al-ʿAdl descreve Allah como Aquele que age com absoluta justiça em todos os Seus decretos, decisões e ações.
Nada que Ele faça é arbitrário, injusto ou desproporcional. Sua justiça é completa, eterna, e não depende de testemunhas, argumentos ou evidências externas, pois Ele conhece todos os fatos e intenções.
Referência corânica
“Em verdade, Allah não comete injustiça, nem do peso de um átomo.” (Surata An-Nisā’ 4:40)
Este versículo afirma de forma categórica que Allah é perfeitamente justo, ao ponto de não causar a mínima injustiça, mesmo aquela imperceptível ao olho humano.
Dimensão espiritual e reflexiva
A crença em Al-ʿAdl conduz o muçulmano a duas atitudes fundamentais:
Confiança total nos decretos divinos, mesmo em situações de aparente injustiça na vida mundana;
Comprometimento com a justiça em sua conduta diária, buscando ser justo consigo mesmo, com os outros, e até mesmo com Allah — cumprindo os deveres para com Ele.
Al-ʿAdl também lembra que toda injustiça praticada por seres humanos será corrigida no Dia do Juízo, quando o equilíbrio será restaurado por Aquele que jamais erra.
Pergunta de autorreflexão
Tenho me esforçado para ser justo em minhas palavras, atitudes e decisões?
Tenho aceitado que a justiça divina às vezes se manifesta de formas que minha razão não compreende de imediato?
Súplica (Duʿā’):
Allāhumma yā ʿAdl, ij‘alnī ‘ādilan fī qawlī wa fi‘lī, warzuqnī al-inṣāfa fī kulli mawqif, wa naqqinī mina al-hawā wa aẓ-ẓulm, wa uḥkum lī bi-‘adlika fī ad-dunyā wa al-ākhirah.
Ó Allah, ó ʿAdl, faz com que eu seja justo em minhas palavras e ações. Concede-me equidade em todas as situações, purifica-me do desejo egoísta e da injustiça, e julga-me com Tua justiça neste mundo e na Outra Vida.
