22 –  Al-Khafid 

Aquele que Abaixa | O que humilha com justiça

Significado linguístico e teológico

Al-Khāfiḍ provém da raiz árabe خ-ف-ض (kh-f-ḍ), que significa “abaixar, rebaixar, humilhar, reduzir”. 

Quando atribuído a Allah, descreve Sua ação de rebaixar aquilo que Ele quer, com sabedoria e justiça. Isso pode incluir o rebaixamento de status, orgulho, opressão, poder, riqueza ou prestígio, como forma de punição, correção ou manifestação de Sua soberania.

Al-Khāfiḍ é o que humilha os arrogantes, desmascara os injustos, enfraquece os tiranos, e traz abaixo tudo o que é sustentado por vaidade e opressão. Seu ato de rebaixar é sempre equilibrado com Sua justiça, jamais motivado por injustiça ou vingança.

Referência corânica 

“E quantas cidades foram mais fortes do que a tua cidade, que te expulsou? Nós as destruímos, e não houve quem as socorresse.”(Surata Muḥammad 47:13)

Embora o nome Al-Khāfiḍ não apareça diretamente no Alcorão como tal, sua ação é descrita repetidamente em contextos que mostram como Allah humilha e abate aqueles que transgridem Seus limites e desafiam Sua autoridade.

Dimensão espiritual e reflexiva

A contemplação de Al-Khāfiḍ ensina o muçulmano a temer a arrogância e o orgulho, lembrando que Allah tem o poder de rebaixar qualquer um que exalte a si mesmo injustamente. Também lembra que posições elevadas no mundo não são sinais de aprovação divina, e que o verdadeiro sucesso é ser elevado aos olhos de Allah, e não da criação.

Reflexão
Tenho cultivado humildade diante de Allah e das pessoas? Tenho buscado honra através da obediência ou através da ostentação e da vanglória?

Súplica (Duʿā’)

Allāhumma yā Khāfiḍ, ikhfiḍ kulla man takabbara wa ‘ānada ḥaqqak, wa adhill nafsī laka khuḍū‘an wa tawāḍu‘an, wa ikhfiḍ fī qalbī makānata kulli mā yub‘idunī ‘anka, waj‘alnī mimman tarfa‘uhum bil-īmān wa tuqarribuhum bi-ṭ-ṭā‘ah.

Ó Allah, ó Khāfiḍ, humilha todo aquele que se engrandece e rejeita a Tua verdade. Humilha minha alma perante Ti com submissão e humildade. Abaixa no meu coração o valor de tudo o que me afasta de Ti. E faz de mim alguém que Tu elevas pela fé e aproximas pela obediência.