Publicado em por Madrassa Al Jannah – Centro de Estudos Islâmicos
“Não machuquem ninguém, para que ninguém possa machucá-los.”
Esta é uma maneira poderosa de iniciar o sermão. Frequentemente, os oradores falam sobre um tópico e, ao final, fazem uma pergunta para alimentar a introspecção. No entanto, o Profeta (que a paz esteja com ele), em sua sabedoria, chamou nossa atenção para nós mesmos e imediatamente somos lembrados de refletir sobre nossas ações.
Somos lembrados de olhar para dentro e proteger os outros como forma de nos protegermos. Muitos psicólogos repetem o refrão: “Machuque as pessoas, machuque as pessoas”. Incrível como isso foi transmitido há mais de 1.400 anos. Vigie sua língua, suas ações, esteja presente. A lição mais profunda aqui é a de taqwa. Estar atento ao seu impacto e conhecer os direitos dos outros sobre você é estar livre de danos, subhanAllah.
Manter-se afastado da usura
A maioria de nós tem pouca ideia de quão insidioso é o consumo de Riba. A usura levou à ascensão do capitalismo e, com ele, à ideia de que a vida precisa ser vivida em excesso, com consumo excessivo e um profundo desejo de possuir o melhor, o maior e o mais recente de cada item. Quando compreendemos a gravidade do interesse consumista, reafirmamos o quão incrível e misericordioso Alá é, enviando-nos um Profeta (que a paz esteja com ele) para nos aconselhar, nos dar a chance de salvar nossas almas da escravidão dos desejos e nos permitir trilhar um caminho rumo à purificação.
Cuidado com Satanás, pela segurança da sua religião
A trama de Shaytan está sempre se desenrolando. Ele é um mestre da manipulação. Este conselho é extremamente poderoso porque frequentemente subestimamos Shaytan. Seu objetivo é simples: sabotar sua vida de duas maneiras: prejudicando você e forçando você a prejudicar os outros. Busque refúgio em Allah, seja vigilante e consciente de seus pensamentos e ações. Lembre-se de um ponto crucial: Shaytan age em etapas. Ele raramente sussurrará para você abandonar sua religião. Ele estrategicamente embelezará os desejos ilícitos e o forçará a enfraquecer em seus esforços para se aproximar de Allah.
“Ó vós que credes! Entrai perfeitamente no Islã (obedecendo a todas as regras e regulamentos da religião islâmica) e não sigais os passos de Satanás (Satanás). Em verdade! Ele é para vós um inimigo manifesto.” (2:208).
Eliminar o racismo
Em seu sermão, o Mensageiro disse: “Toda a humanidade é de Adão e Eva, um árabe não tem superioridade sobre um não árabe, nem um não árabe tem qualquer superioridade sobre um árabe; também um branco não tem superioridade sobre um negro, nem um negro tem qualquer superioridade sobre um branco, exceto pela piedade e boas ações.”
Com o crescimento do movimento Black Lives Matter, é extremamente importante seguir o poderoso conselho do Profeta (que a paz esteja com ele). Somos lembrados de nossas origens e redirecionados para o que realmente importa: alguém que tem um coração apegado a Alá em palavras e ações. Isso é o que realmente importa.
Tratar bem as mulheres
Este conselho é extremamente pertinente em nossos tempos, quando o desrespeito e a subjugação das mulheres são muito comuns. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos aconselhou a sermos guiados pela bondade e honra no tratamento e na condição das mulheres. É um lembrete, tanto para homens quanto para mulheres, da condição e dos direitos das mulheres no Islã, e do dever da sociedade de manter esse padrão.
