35  – Ash-Shakur 

O muito agradecido. Aquele que recompensa o pouco com o muito

Significado linguístico e teológico

O Nome Ash-Shakūr (ٱلشَّكُور) provém da raiz árabe ش-ك-ر (shīn-kāf-rāʾ), que carrega os sentidos de agradecer, valorizar, reconhecer com apreço e retribuir o bem.

Quando esse Nome é atribuído a Allah ﷻ, seu significado ultrapassa a ideia humana de gratidão. Allah, sendo o Absolutamente Autossuficiente, não precisa de nada nem de ninguém portanto, Seu “agradecimento” não é como o dos seres criados.

Ao contrário, Ash-Shakūr é Aquele que reconhece e valoriza até mesmo os menores atos de devoção de Seus servos, e os recompensa com graça abundante e generosidade ilimitada.

Ele é o Senhor que aceita a adoração imperfeita, perdoa as falhas sinceras, e ainda multiplica as recompensas por pura misericórdia. Um gesto simples, uma palavra boa, uma intenção sincera se feita por causa d’Ele é registrada, valorizada e retribuída além da medida.

Ash-Shakūr é Aquele que, mesmo sendo o Dono de toda a criação, agracia Seus servos como se fosse Ele quem estivesse recebendo favores, quando, na realidade, é Ele quem concede tudo.

Referência Corânica

“Em verdade, Ele é Perdoador, Muito Agradecido.” (Surata Fāṭir 35:30)

E também:

“Se derdes um bom empréstimo a Allah, Ele vo-lo multiplicará muitas vezes e vos  perdoará. E Allah é Agradecido e Tolerante.” (Surata At-Taghābun 64:17)

Esses versículos mostram que Ash-Shakūr reconhece e retribui até mesmo as boas obras feitas por amor a Ele, mesmo que sejam insignificantes aos olhos humanos.

Dimensão espiritual e reflexiva

Crer em Ash-Shakur inspira esperança, motivação e esforço contínuo. Saber que Allah valoriza até o mais simples gesto feito com sinceridade fortalece o coração e impede o desânimo.

Ao mesmo tempo, o crente é convidado a praticar essa qualidade: ser grato a Allah, reconhecer as bênçãos e também valorizar o bem que recebe dos outros, cultivando uma ética de gratidão e reconhecimento.

Pergunta de Autorreflexão

“Tenho feito meus atos de adoração com sinceridade e gratidão, ou tenho esquecido que cada pequena ação pode ser grandemente recompensada por Ash-Shakūr?”

Essa reflexão nos leva a considerar não apenas a quantidade, mas a qualidade da nossa adoração. Allah não precisa de nossos atos, mas nós precisamos nos conectar com Ele por meio deles. Quando agimos com consciência e gratidão, mesmo os menores gestos se tornam imensos aos olhos de Ash-Shakūr.

Súplica (Duʿāʾ) 

Allāhumma innaka Anta Ash-Shakūr, fataqabbal minnī aʿmālī aḍ-ḍaʿīfah, wajʿalhā khāliṣatan li-wajhika al-karīm, warzuqnī qalban shākiran wa ʿamalan mutaqabbalan. Innaka Anta Ash-Shakūr al-Karīm.

“Ó Allah, certamente Tu és Ash-Shakūr. Aceita de mim minhas ações fracas e torna-as sinceras por Tua causa nobre. Concede-me um coração agradecido e ações aceitas. Por certo, Tu és Ash-Shakūr, o Generoso.”