Capítulo 102: At-Takaathur , Versículo: 1
A surata é profunda e cada vez que a lemos, somos tomados pelo desejo de nos questionar: o que me distrai? Sobre quais bênçãos serei questionado?
O final da surata nos diz que certamente seremos questionados sobre “na’eem”, que se traduz como “um estado de viver em bênçãos”, o que implica que isso inclui as pequenas e as multidões de bênçãos que desfrutamos diariamente.
O Hadith do Profeta (que a paz esteja com ele): se Bani Adam (uma pessoa) tivesse um vale cheio de ouro, ele desejaria um segundo vale cheio de ouro; e nada o satisfará até que seja enterrado. E Allah perdoa aquele que se arrepende. Estou verdadeiramente convencido de que o capitalismo fez com que as pessoas desejassem um estilo de vida tão inatingível, a ponto de estarmos constantemente em busca de ganhos materiais.
Isso, então, ocupa tanto as pessoas a ponto de não termos tempo nem energia para pensar criticamente sobre o mundo em que vivemos. Literalmente, como diz o Alcorão, esta corrida para obter cada vez mais (takaathur) distrai (alhaakum)!! A ponto de as pessoas alegarem não ter tempo ou energia para se estudar o Alcorão quando esse deveria ser o foco e a prioridade principal, e não a busca por mais e mais…
Fonte: Quranreflect.com
