19     Al-‘Alim

O Onisciente. Aquele que Tudo Sabe

Significado linguístico e teológico

O nome Al-ʿAlīm vem da raiz árabe ع-ل-م (ʿa-l-m), que significa “conhecimento”.

Diferente do conhecimento humano, que é limitado, condicionado e sujeito ao esquecimento, o conhecimento de Allah é absoluto, eterno, perfeito e abrangente. Al-ʿAlīm conhece o passado, o presente e o futuro, o visível e o invisível, o que é dito e o que é apenas pensado. Ele conhece as intenções antes dos atos, e os segredos mais ocultos dos corações.

Esse nome aparece em mais de 150 versículos do Alcorão, sendo uma das formas mais recorrentes de se referir à natureza de Allah.

Referência corânica

“E com Ele estão as chaves do invisível; ninguém as conhece senão Ele. E Ele sabe o que há na terra e no mar. Nenhuma folha cai sem que Ele o saiba.”(Surata Al-Anʿām 6:59)

Esse versículo demonstra a profundidade e o alcance do conhecimento de Al-ʿAlīm, revelando que nada escapa ao Seu saber, nem mesmo o que ocorre em silêncio na natureza.

Dimensão espiritual e reflexiva

Crer em Al-ʿAlīm fortalece o senso de vigilância espiritual (murāqabah), pois o muçulmano sabe que está sempre sob o olhar e o conhecimento de Allah. Isso inspira sinceridade nas intenções, modéstia nos atos e confiança nos decretos divinos, mesmo quando os eventos parecem incompreensíveis à razão limitada do ser humano.

Reflexão

Tenho agido com a consciência de que Al-ʿAlīm conhece minhas intenções mais íntimas? Busco conhecimento útil (ʿilm nāfiʿ) como forma de me aproximar d’Ele?

Súplica (Duʿā’)

Allāhumma yā ‘Alīm, ‘allimnī mā yanfa‘unī, wanfa‘nī bimā ‘allamtanī, wazidnī ‘ilmā, wabārik lī fī ‘ilmī wa ‘amalī, waj‘al ‘ilmī sababān li-riḍāka wa li-qurbika, waḥfaẓ qalbī min al-jahl wa al-ghurūr.

Ó Allah, ó ‘Alīm, ensina-me aquilo que me beneficia, beneficia-me com o que me ensinaste e aumenta-me em conhecimento. Abençoa meu saber e minhas ações. Faz do meu conhecimento um meio para a Tua satisfação e proximidade. Protege meu coração da ignorância e do orgulho.